terça-feira, 8 de maio de 2012

Como Reciclar óleo de cozinha


Como reaproveitar o óleo de cozinha
Quando criança, eu morava no interior do RS e era comum fazer sabão em casa. No lugar do óleo de cozinha usava-se sebo (Gordura animal) derretido e a soda era em flocos. Bem considerações a parte vamos a receita:

Sabão feito com restos de óleo de cozinha

 5 litros de óleo usado (coe, de preferência em filtro de inox)
- 1 litro de água fria
- 1 litro de soda líquida (eu costumo comprar em lojas que vendem produtos de limpeza)
- 250 ml de água sanitária
- 250 ml de desinfetante (eu prefiro o aroma eucalipto)

- 1 balde alto
- 1 cabo de vassoura
- 2 bandejas plásticas

Coloque dentro do balde todos os ingredientes, e com o cabo da vassoura, mexa nos dois sentidos por cerca de 20 minutos. A mistura vai clareando e engrossando, parece um mingau quando está no fogo.

Depois deste tempo, despeje a mistura nas bandejas. A quantidade dá certinho em 2 bandejas. Leve ao sol

Deixe o tempo maior possível diretamente no sol.


Muito cuidado com a mistura, não deixe respingar em voce, pois voce pode se queimar. Procure usar balde alto e cabo de vassoura mesmo, e na hora de despejar nas bandejas, tambem tome muito cuidado.


Depois de 2 horas +ou-, o sabão já estará endurecendo, porém maleável, neste momento, com o auxilio de uma faca, faça os cortes.

Ao entardecer, recolha suas bandejas, guarde-as, de preferência  na lavanderia em local onde crianças e animais não possam tocar.

Repita este procedimento, até que voce perceba que o sabão já está completamente duro, e que poderá ser retirado das bandejas, de preferência utilizando luvas nas mãos, retire as pedras do seu sabão, e coloque-os dentro de uma caixa de papelão.
Quanto mais seco o sabão estiver melhor ele estará para o uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário