terça-feira, 5 de julho de 2011

Bem casados

Hoje resolvi postar a receita de Bem casados,Bem nascidos, Bem Amados (são aqueles que fazemos para pessoas que amamos)

Bem Casados
Ingredientes para as bolachinhas
7 ovos
7 colheres de sopa de açúcar
5 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de maizena
1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes para o recheio
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de licor de cacau

Ingrediente para a cobertura
500g de açúcar
1/2 xícara de água
10 gotas de extrato de baunilha

Modo de fazer
Sugestão: Ligue o forno em 180oC (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare a assdeira: Unte uma assadeira com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue este excesso fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira. Facilita para soltar os bolinhos e para lavar. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.

Prepare a massa: Em uma tigela, peneire juntos a farinha de trigo, a maizena e o fermento em pó e reserve. Separe as gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira, na velocidade mais alta por 5 minutos. Elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar. Continue batendo e vá acrescentando o açúcar aos poucos, depois acrescente as gemas uma a uma. Por último junte os ingredientes secos também aos poucos e bata até ficar bem uniforme.

Asse as bolachinhas: Encha um saco de confeitar ou um saco com fecho 'ziper' com a massa. Se usar o saco de plástico, corte uma pequena pontinha num dos cantos inferiores. Sobre a assadeira preparada, 'pingue' pequenas porções da massa com 3 a 4cm de diâmetro, deixando um espaço de +/- 3cm entre cada montinho de massa. Ponha para assar no fôrno pré-aquecido até dourar. O tempo para assar é de +/- 15 minutos dependendo do fôrno. Depois de prontos, espere esfriar um pouco para soltá-los da forma ou do papel manteiga.

Prepare o recheio: Em uma panela ponha o leite condensado, a manteiga e as gemas. Cozinhe o tempo todo em fogo médio para evitar que o doce agarre e queime. Mexa sempre até que o recheio comece a engrossar. Quando começar a aparecer o fundo da panela à medida que vai mexendo, já estará pronto. Não deixe cozinhar mais tempo, para o recheio não ficar duro. Por último retire a panela do fogo e acrescente o licor de cacau e misture até ficar homogênio.

Monte os bem-casados: Depois que as bolachinhas esfriarem rechei-as com o doce preparado. Para isso basta colocá-lo num saco de confeitar ou saco com fecho 'ziper' e espremer pequenas quantidades em uma bolachinha e cobrir com uma outra.

Faça a cobertura: Em uma panela, prepare uma calda com o açúcar, a água e o extrato de bauninha. Quando estiver quase fervendo, estará pronta. Com a ajuda de um garfo, mergulhe os bem-casados nessa calda e ponha para escorrer e secar sobre uma grade ou um superfície coberta com papel manteiga. Deixe esfriar e secar por pelo menos 6 horas antes de embalar.
Embale: Enquanto os doces secam, corte quadrados de +/- 20cm de lado em papel crepon e celofane. Para embalá-los, coloque o pedaço de papel celofane sobre o papel crepon e o doce sobre o papel celofane. Depois enrole e dobre as pontas para baixo. Amarre com fitinhas de cetim para dar um acabamento delicado.

Dica: É possível comprar no mercado diversas e diferentes embalagens já prontas especialmente para embalar Bem-Casados ou crie suas próprias embalagens com tecidos, flores de EVA ou o que sua imaginação criar.
Esta eu fiz em EVA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário